segunda-feira, 7 de julho de 2008

Série: Os recantos perdidos no tempo.

As cidades mudam. As ruas são constantemente modificadas e alargadas. Praças aparecem e desaparecem. Surgem novos bairros e novos ambientes urbanos. No meio de tanto crescimento e modificações, esquecemos que já estivemos e frequentamos por muito tempo lugares lindos e tranquilos. Só temos olhos para o trânsito caótico das cidades e reclamamos da demora entre deslocamentos. A preguiça para sair de casa toma conta e os fins de semana, que poderiam ser premiados com passeios memoráveis, são regados por doses incontáveis de filmes alugados. A maior distância que percorremos é entre a cama e a cozinha, já que é quase impossível ficar um dia inteiro sem comer.

A saudade de algum lugar visitado ou frequentado por um período de nossas vidas existe entre todos nós. Exercitei a minha memória e lembrei-me das minhas caminhadas por Santa Teresa, bairro antigo do Rio de Janeiro.

Achava muito interessante andar a pé pelas suas estreitas e sinuosas ruas, com casario de belos exemplares. Grandes solares e pequenos entrepostos de secos e molhados convivem pacificamente e ainda resistem ao tempo e à fúria devastadora das novas construções.

Há quanto tempo não visitava esse bairro?
Antes de terminar este texto, inacreditavelmente, recebi imagens recentes de Santa Teresa, que foram enviadas pelo meu amigo Guilherme Barreto, autor dessas belas fotos, que testemunham a resistência do bairro ao tempo.
Podemos perceber que aos poucos o casario vai sendo reformado pelos próprios moradores. Mas será que não estava na hora de se ter um maior apoio da Prefeitura do Rio? A começar pela fiação, que tal qual uma teia de aranha, vai se enredando pelas ruas e encobrindo perigosamente as fachadas.


E não adianta dizer que a fiação desordenada é culpa exclusiva do famoso bondinho. Os fios responsáveis pelo deslocamento do bonde ficam sobre o leito da rua e nesse caso, justificam-se.
Já os outros fios que abastecem as casas poderiam ser embutidos.
Será que ainda não foram inventados dispositivos para abastecimento de energia que não precisem ficar perigosamente ao alcance da mão de qualquer pessoa que abra a janela de sua casa?
É um fato: a vida nas grandes cidades ainda pode nos surpreender e ao mesmo tempo nos presentear com lugares preciosos, com riqueza histórica e cultural.

Nenhum comentário: